10 dicas incríveis sobre como criar conteúdo para o seu site

por | Criação de sites

10 dicas incríveis sobre como criar conteúdo para o seu site

Um site é como uma estrutura complexa onde algumas partes são decorativas e outras são pilares de sustentação. Seu site só atingirá os objetivos almejados se esses pilares forem bem construídos. O conteúdo da sua página é um desses pilares e ele merece uma atenção especial.

Preparamos dez dicas importantes com o objetivo de esclarecer essa questão e tornar a sua vida mais fácil. Então, mãos à obra!

1. Pré-Projeto

Antes de começar a criar seu site elabore um questionário com perguntas fundamentais. Esse exercício deve render uma boa base de conteúdo além de ajudar a organizar suas ideias. Exemplos de perguntas:

  • O que a empresa faz?
  • Informações básicas: endereço, horário de funcionamento, formas de contato, etc.
  • Quais são os seus produtos/serviços?
  • Quais vantagens da sua empresa oferece?
  • Quem são os concorrentes (sites)?
  • Qual é o seu diferencial perante os concorrentes?
  • Qual é o público-alvo?
  • Quais são os objetivos do site?

2. Defina as páginas fundamentais do seu site

Você precisa definir a estrutura do site antes de começar a produzir a parte escrita. As páginas mais comuns são:

  • Home: banner, slide, imagens atraentes, frases de destaque, depoimentos, informações básicas da empresa e resumo dos principais produtos ou serviços.
  • Produtos/serviços:
    • Se você tem um produto ou serviço de destaque, ele merece um item específico no menu.
    • Se você tem poucos produtos/serviços igualmente importantes, considere uma página para cada dentro de um submenu chamado produtos/serviços.
    • Se você tem muitos produtos/serviços considere agrupá-los por categoria.
  • Sobre: quem você é? qual é a sua história? Qual seu diferencial?
  • Contato: como seus clientes podem chegar a sua empresa ou entrar em contato com você. Dê destaque para a sua forma preferida de contato.
  • Outras páginas: blog, promoções, destaques, mídia, galeria, portfólio, equipe, FAQ.

3. Conteúdo original

Se você copiar o texto de outra página os buscadores (ex: Google) podem penalizar você removendo sua página dos resultados de buscas. Portanto, leia bastante sobre o assunto, use como referência, mas não copie. Além disso, um texto original e de qualidade pode ser a sua chance de se destacar e ficar à frente da concorrência.

4. Coloque-se no lugar de seus clientes

Provavelmente você é um especialista no que faz. Nessa condição, é comum escrever utilizando uma linguagem diferente da usada pelo seu público-alvo.

Imagine um possível cliente acessando seu site.

  • Ele vai compreender de forma clara o que você está apresentando?
  • O que ele gostaria de ver?
  • Por que ele deveria​ adquirir o que você está oferecendo?
  • O que o diferencia da concorrência?

5. SEO (otimização para motores de busca)

Esse é um tópico muito importante. Os buscadores (ex. Google) não têm um entendimento perfeito sobre o que você faz. Por isso, ao criar seus textos, utilize palavras-chave e frases que seus clientes normalmente usariam ao buscar pelos seus serviços/produtos e, se possível, dê destaque para as frases mais utilizadas. Mas atenção, não coloque SEO acima de tudo. A experiência do usuário em sua página é primordial.

6. Conteúdo útil

Você não precisa ser a Wikipedia, mas lembre-se que muitas pessoas vão chegar ao seu site sem ter uma opinião formada. Se você conseguir fornecer conteúdo útil e de qualidade, será uma grande chance de conquistar o usuário.

7. Gramática

Uma das grandes vantagens de um site é a credibilidade que ele transmite. Não cometer erros de gramática é fundamental para atingir esse objetivo. Certifique-se de que o corretor do seu editor de texto está ativado. Isso facilita a localização de erros de digitação e acentuação.

Escreva com calma, revise e, de preferência, peça para outra pessoa revisar seus textos.

8. Objetividade

Tenha em mente que você tem poucos segundo para conquistar o usuário. Portanto, não fique enrolando o leitor. Se você gosta de escrever textos longos, crie um blog ou escreva um livro. Se você precisa desenvolver textos longos, veja a próxima dica.

9. Tópicos

Facilite a vida do leitor. Em vez de criar textos longos e contínuos, estruture seu conteúdo em tópicos. Assim, quem estiver navegando pela sua página conseguirá localizar o que está procurando mais rápido.

10. Concorrência

Identifique concorrentes bem posicionados e com conteúdo de qualidade para servirem como exemplo. Mas fique atento ao terceiro item da nossa lista (originalidade) e tenha sempre em mente que fazer diferente é uma ótima oportunidade de se destacar.

Adriano Pinheiro Fernandes

Adriano Pinheiro Fernandes

Desenvoledor Front End

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