Diferença entre Website e Fanpage. Qual é o melhor para sua empresa?

por | Criação de sites

Com a popularidade das páginas para empresas nas redes sociais, também conhecidas como Fanpages, vemos muitos empresários questionando a necessidade de criar um website. Mas, será mesmo que uma Fanpage é a melhor opção para a sua empresa na internet?

Abaixo vamos abordar as principais características, vantagens e desvantagens das redes sociais e de websites.

Fanpage / Redes Sociais para Empresas

fanpage - redes sociais para empresas

Fanpage é uma página específica criada gratuitamente para que negócios, marcas ou organizações conectem-se com o seu público na internet. O nome e o design podem variar dependendo da rede social, mas o objetivo é o mesmo: divulgar os serviços/produtos da empresa e manter contato com os clientes.

O Facebook continua sendo o principal canal de divulgação para micro empreendedores e pequenas empresas, mas o Instagram vem tomando cada vez mais espaço, principalmente para empresas que tem um apelo visual como moda e beleza.

É fácil e rápido cadastrar uma empresa nas redes sociais. Em questão de minutos sua empresa já está apta a aparecer para bilhões de usuários em todo o mundo que acessam diariamente as redes sociais.

Uma Fanpage é uma excelente ferramenta para manter proximidade com os clientes e até mesmo para divulgar produtos, serviços e novidades.

Vantagens das redes sociais

  • Gratuito – A maioria das redes sociais são gratuitas, mas permitem que você patrocine posts ou promova sua empresa a fim de alcançar um público maior.
  • Fácil – Cadastrar e configurar páginas nas redes sociais pode ser realizado por qualquer pessoa.
  • Gera engajamento – Estreitam o relacionamento com os clientes, geralmente de forma casual e humanizada.
  • Branding – as redes sociais, se bem administradas, podem transmitir a missão e valores da empresa. Dessa forma, é possível criar lealdade à marca.

Desvantagens das redes sociais

  • Você não é dono – Sua empresa está sujeitas às condições da rede social. Se o Facebook (ou Instagram) for substituído por uma nova “moda”, você terá que recomeçar do zero.
  • Design limitado – Por mais configurável que a rede social seja, elas seguem a sua própria identidade visual e a sua empresa tem que se adequar. O Facebook até parou de usar a palavra fanpage (agora é só Página) criando a ilusão de que a sua empresa tem uma página na internet. Só que não.
  • Conteúdo limitado – Você não pode modificar o layout da página, criar uma galeria de vídeos, um slideshow ou uma página personalizada para o seus produtos e serviços, por exemplo.
  • Fórum aberto – Qualquer usuário pode comentar, elogiar, criticar e avaliar sua página ou posts. Certamente você já viu casos de empresas que “queimaram o filme” no Facebook.
  • Timeline – Em pouco tempo a sua postagem super elaborada vai “sumir”. Com a mudança de conteúdo priorizado na timeline do Facebook e Instagram, é quase impossível alcançar um grande público sem patrocinar o post ou a página.
  • Análise de acessos – Você tem que se contentar com os relatórios que a rede social disponibiliza.
  • Rede social – Para finalizar, o mais relevante. O Sucesso nas redes sociais depende de engajamento contínuo e isso dá trabalho. Cada post tem que ser bem pensado e, principalmente, deve haver equilíbrio e diversidade no conteúdo postado. Por exemplo, falar só de vendas e dinheiro nas redes sociais tende a ser visto de forma negativa e faz com que os usuários parem de seguir a sua marca.

Site / Website / Site Corporativo

homepage de website

Ao pé da letra, website (ou site) é um conjunto de páginas de informação na internet sobre um assunto em particular, publicado por uma pessoa ou organização.
De fato, o tamanho e complexidade de um site pode variar muito – de uma página única até um sofisticado e-commerce. Em todos os casos é a melhor opção quando se busca credibilidade e controle total sobre conteúdo e aparência.
Um website apresentará a sua empresa de maneira clara e organizada funcionando basicamente como uma vitrine, sendo inclusive, em muitos casos, o primeiro contato com o cliente. Por isso, é importante que ele seja bem planejado para cativar e fornecer conteúdo útil para atingir seus objetivos.

Vantagens do site

  • Controle total – O site é seu. Ele terá a estrutura, o conteúdo e design que você quiser.
  • Credibilidade – Quem busca serviços ou produtos internet espera encontrar um website. Essas empresas transmitem mais confiança.
  • Ótimo custo-benefício – Um site que cumpre seu objetivo tem retorno garantido e se paga facilmente. Muitas vezes, inclusive, alavanca a empresa.
  • Resultado nos motores de busca – Esse item é muito importante (talvez o mais importante). Os sites são indexado de forma priorizada pelos buscadores (ex. Google, Bing, Yahoo), isso significa que, na prática, quando alguém procura um produto ou serviço na internet, os resultados de pesquisa serão, na grande maioria, websites.
  • Conteúdo organizado – Seus produtos ou serviços podem (e devem) ser organizados de forma clara. Um cliente em potencial que acessar seu site saberá exatamente o que você faz.
  • Fonte de informação – A maioria dos consumidores prefere obter informações sobre a empresa pela internet. Fornecer informações úteis no seu site pode reduzir seu custo operacional.
  • 24/7 – Seu site pode gerar receita vendendo produtos, serviços ou agendando clientes mesmo quando a sua empresa está fisicamente fechada.
  • Marketing – Você pode incorporar muitas ferramentas de marketing no seu site como banners de promoções, vídeos, avaliações de clientes, blogs e outros.

Desvantagens do site

  • Tempo inicial – Planejar e elaborar o conteúdo inicial de um site leva tempo e pode ser bastante trabalhoso dependendo do objetivo que se deseja alcançar.
  • Custo – Mesmo que você crie seu site usando um construtor gratuito, você terá custo com registro de domínio, hospedagem e, dependendo das suas necessidades, aquisição de plugins e mensalidades de módulos adicionais.
  • Manutenção – por mais que um site não tenha uma timeline que precise de atualizações constantes, você pode querer modificar banners de promoções, criar posts para blog ou atualizar sua lista de produtos/serviços.

Conclusão

Uma Fanpage é uma excelente oportunidade para manter proximidade com os clientes que sua empresa já conquistou.
Já um website é a melhor opção para conquistar novos clientes. Ele permite que usuários buscando pelos serviços ou produtos que você oferece cheguem até a sua empresa.
Muitas pessoas não percebem que as duas coisas se complementam. Um site traz dinheiro para o seu negócio, já as redes sociais estreitam o relacionamento com o cliente.

Adriano

Adriano

Desenvoledor Front End

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